top of page
  • Foto do escritorSADY

A importância da troca de óleo do motor




A revisão constante do seu carro é de extrema importância, tanto para garantir uma manutenção adequada, quanto para o bom funcionamento das peças do automóvel, assegurando assim que o carro esteja em boas condições de uso.


Mas, para que serve o óleo do motor?


A função do óleo é garantir a durabilidade das peças do motor. Porque este evita o desgaste dos mecanismos ao entrarem em atrito uns com os outros, lubrificando assim as peças.

Além de resfriar o motor, o que o ajuda a funcionar na temperatura ideal, garantindo um melhor desempenho do motor.


Por que preciso fazer a troca do óleo motor?


Por ser considerado o coração do carro, é essencial realizar a troca do óleo no tempo certo. Caso a manutenção e troca não seja feita no tempo certo e de maneira correta o automóvel pode apresentar vários problemas como desgaste das peças, superaquecimento e até fundir o cabeçote.


Posteriormente as peças param de funcionar, e a sujeira concentrada, que se acumula com a movimentação dos itens, pode chegar a entupir o filtro. Outra consequência é o aumento do consumo de combustível.


Um erro muito comum entre os motoristas para tentar resolver o problema adicionando substâncias como detergente, redutores de fricção ou até anti ferrugem no motor. Isso não é recomendado! Pois o sistema é interrompido, já que o óleo para de lubrificar do jeito que deveria.


Como escolher o óleo ideal para o meu carro?


É de extrema importância entregar o seu carro na mão de especialistas que estejam aptos para realizar a troca de óleo. Mas é ideal ter uma noção dos tipos de óleo,por isso aqui vão algumas dicas.


Você precisa ficar atento a dois fatores importantes:


  • Viscosidade: É a sociedade de Engenharia Automotiva que determina o nível de viscosidade de um óleo lubrificante. Você encontra o número de viscosidade que pode ser 30 ou 10 W, ou até mesmo os multiviscosos que são representados por “5W20”. O W quer dizer winter, que significa frio que indica a viscosidade do óleo quando a temperatura do motor está baixa. Quanto mais fino o óleo, melhor é sua atuação em momentos críticos, já os mais densos exigem maior esforço para circular pelo propulsor.



  • Linha do produto: As siglas PCMO, MCO e HDMO fazem referência à linha do produto. Determinam o tipo do veículo, se ele é voltado para veículos de passeio, motocicleta ou veículos mais pesados como caminhões e ônibus.

  • Tipo de lubrificante: O tipo do lubrificante pode ser sintético, semissintético ou mineral. Normalmente eles vêm descritos próximos a viscosidade na embalagem. Os sintéticos possuem maior desempenho , por isso são mais avançados. Ajuda a economizar combustível , é menos consumido pelo motor e tem maior resistência à oxidação, o protegendo durante as partidas. O semissintético encontra-se em um meio termo, por ser uma mistura de óleos minerais e sintéticos. Tem um desempenho melhor do que o mineral e custo menor que o sintético. Já o mineral é o óleo mais básico, que é obtido pela destilação do petróleo , e tem performance inferior. Por ele ser mais barato, suas trocas também são feitas em intervalos menores.

Qual o melhor lugar para realizar a troca do óleo do meu carro?

Agora que você já sabe algumas coisas sobre a troca de óleo, chegou a hora de escolher o melhor lugar para fazer a troca no seu carro. A Sady possui mais de 25 anos no mercado fornecendo as melhores peças e manutenção para o seu carro.

Acesse nosso site e entre em contato com nossos profissionais!

Para mais informações e dicas, não perca os conteúdos do nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais!


2 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page