![](https://static.wixstatic.com/media/a7d88d_d328030b7c6947e0947b4d1b2397f775~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_651,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a7d88d_d328030b7c6947e0947b4d1b2397f775~mv2.jpg)
Você conhece as peças que compõem o motor do carro? Quando se trata de conhecer tudo o que faz parte do funcionamento de um veículo, os detalhes são importantes não apenas por curiosidade, mas também para entender especificações mecânicas e até mesmo saber identificar possíveis problemas e recomendações da retífica especializada que cuidará do seu automóvel.
Pensando nisso, a Sady resolveu explicar um pouco e de forma prática quais são e para que servem as principais peças do motor de carro.
Cilindros
Essas peças que levam o nome por causa de seu formato, cilíndrico, guardam o pistão em seu interior. Os cilindros, junto com o pistão e o cabeçote, são responsáveis pela combustão dos motores.
Para garantir o funcionamento seguro, os cilindros trabalham em dois volumes, o máximo, atingido quando o pistão está no ponto morto inferior (PMI), e o volume mínimo, que é alcançado quando o cilindro está no ponto morto superior (PMS), atingindo máxima compreensão e aproveitamento de entrada de ar e combustível.
O volume atingido pelos cilindros indica qual a cilindrada de cada cilindro, a soma delas indica qual é a capacidade de cilindrada total do motor. Quanto mais cilindradas, maior potência para o carro. Por isso é comum ouvir “motor de tantas cilindradas” e notar a admiração dos apaixonados por carro quando este valor é alto.
Pistão
O pistão é uma peça também em formato cilíndrico fechada na parte de cima e aberta na parte de baixo. Ela funciona dentro do cilindro e é adaptada ao seu tamanho em cada carro. É uma das principais peças do motor do carro, sendo responsável pela queima de ar e combustível combinados para gerar a combustão do motor.
Anéis de Vedação
Os anéis de vedação se localizam ao redor dos pitões e são responsáveis por vedar a câmara de combustão e impedir que o óleo que vem do cáter entre na combustão, o que pode fazer com que a fumaça do escapamento saia escura. Para impedir esse e outros problemas, os anéis devem estar bem colocados, também para impedir que o próprio combustível vaze.
Virabrequim
O virabrequim também é chamado de “árvore de manivelas”. Ele é responsável por fazer os pistões se movimentarem do nível PMI para o PMS. Esse movimento alternado dos pistões retilíneo em rotação é o que faz as rodas se movimentarem.
Biela
A biela é a haste que liga o pistão ao virabrequim. Sua função é transmitir o movimento retilíneo dos pistões para o virabrequim.
Cabeçote
O cabeçote serve como tampa para o motor, é a peça final, também responsável por abrigar as velas e válvulas de admissão e escape.
Válvulas
Existem dois tipos de válvula dentro de um motor: a de escape e as de admissão. Elas são responsáveis por abrir e fechar na hora exata para permitir a entrada de ar e a saída de gases provenientes da combustão.
Válvula de Admissão: responsável pela permissão da entrada de ar e combustível para o interior do cilindro que faz o pistão se deslocar do PMS para o PMI;
Escape: finalizado processo de combustão, sua abertura permite a saída dos gases queimados enquanto o pistão se move do PMI de volta para o PMS.
Vela de ignição
Sua função é provocar a faísca que inicia a combustão proveniente da mistura de ar e combustível realizada dentro dos cilindros. Essa faísca deve começar no exato momento em que o pistão estiver no PMS.
As velas de ignição não são necessárias nos motores movidos a Diesel. Nesse tipo de motor, a combustão acontece naturalmente, de forma espontânea, com a energia liberada pela compressão da mistura de ar e combustível.
Carter
Para que o atrito entre as partes móveis do motor do carro não provoque o desgaste das peças, é utilizado óleo lubrificante. Quando o motor está em funcionamento, esse óleo é distribuído para as outras partes, promovendo a movimentação. Quando se desliga o motor, todo o óleo lubrificante retorna ao cárter, onde fica armazenado e é esfriado até próximo uso.
Protetor de cárter
Quando o carro sofre com movimentos “bruscos” como ao passar em uma lombada ou buraco grande, quem sofre o impacto causado embaixo do carro é o cárter, que se localiza embaixo do motor. Caso essa peça fure, o óleo é vazado e o prejuízo é grande. Para evitar esse problema, o protetor de cárter é utilizado. Nada mais é do que uma chapa metálica posicionada embaixo do cárter que o protege para que ele não sofra impactos graves que podem danificá-lo.
Radiador
O radiador faz parte do sistema de arrefecimento, que ajuda a esfriar o motor do carro. Esse processo acontece quando a água do radiador passa por algumas partes do motor e absorve seu calor. Logo, a água quente passa pelo radiador, é esfriada e volta a passar pelo motor, impedindo que ele fique superaquecido.
Cada peça do motor é importante e merece atenção e cuidado para funcionamento perfeito do carro. Não deixe de fazer as manutenções preventivas e trocas de óleo conforme indicado pelo fabricante e se porventura o motor do seu veículo apresentar qualquer problema, levar seu veículo até uma retífica de motores especializadas que entenda do assunto e tenha profissionais capacitados e equipamentos adequados, como a Sady Motores. Para saber mais, fique sempre ligado!
Comments