Esta peça tem uma função importantíssima nos motores à combustão. Confira, na matéria a seguir, como o cabeçote do motor funciona!
Você já deve ter percebido que alguns equipamentos esquentam perigosamente quando funcionam por muito tempo. No entanto, mesmo quando você percorre milhares de quilômetros, o motor do seu carro segue funcionando. O responsável por esse funcionamento correto é exatamente o cabeçote do motor.
O nome ”cabeçote” vem de “cabeça” mesmo, devido ao posicionamento da peça acima do motor.
Combustão interna
Atualmente, a maioria dos motores é de combustão interna. Isso significa que a queima de combustível é realizada dentro de suas peças.
Para manter o motor estável, mesmo quando faz muito esforço e é submetido à temperatura elevada da combustão, o cabeçote do motor tem uma função de refrigeração.
O cabeçote conduz a entrada necessária de ar e combustível para dentro dos cilindros, evitando o superaquecimento que é tão perigoso para o automóvel.
A admissão e o escape do ar acontecem através das válvulas; o sistema é indispensável para o trabalho correto do motor.
Composição dos cabeçotes de motor
Como explicado anteriormente, o cabeçote tem uma grande responsabilidade na transmissão térmica e de combustível. Obviamente, não pode jamais ser fabricado com qualquer material.
A composição do cabeçote do motor precisa ser resistente. Geralmente, ele é composto pelo mesmo material do bloco do motor. Porém, em motores de alto rendimento, também é comum utilizar o alumínio na produção da peça.
Existem diversos tipos de cabeçotes, cada um com suas especificações.
Cabeçote DOHC
O cabeçote Double Overhead Camshaft (DOHC) - ou Duplo comando de válvulas no cabeçote - trouxe a possibilidade de um comando com dois eixos diferentes.
Mais comuns quando há quatro válvulas por cilindro, o cabeçote DOHC tem seu funcionamento com eixos distintos para as válvulas de admissão e para as válvulas de escape.
A tecnologia mais moderna é a do tipo OHC ou SOHC. Ambos os nomes representam o mesmo tipo de cabeçote: o nome SOHC acrescenta o “S” para Single Overhead Camshaft.
Cabeçote OHC ou SOHC
Com esse tipo de cabeçote, o acionamento das válvulas do motor é feito de forma direta.
Por conta disso, a tecnologia de um único comando de válvulas possibilitou uma redução nas peças no sistema, garantindo maior precisão e eficiência, além de maior rotação nos motores quando comparado às tecnologias anteriores.
Importância da manutenção do cabeçote
Agora que você já sabe o papel que o cabeçote do motor desempenha no seu automóvel, com certeza entende o quanto garantir que seu funcionamento esteja impecável. Pela sua segurança e a do seu carro!
Em grande parte dos casos, a retífica de cabeçote é inevitável. Isso porque estamos falando de uma das peças que é mais exigida pelo motor do veículo.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro do que há de melhor para seu automóvel.
Venha nos visitar e mantenha seu carro em dia com a Sady!
Comments