Foto: <a href='https://br.freepik.com/fotos/carro'>Carro foto criado por azerbaijan_stockers - br.freepik.com</a>
Verificar o desempenho do carro é de extrema importância, pois garante o melhor funcionamento do seu veículo, evita possíveis riscos e maiores gastos na oficina. O automóvel mostra diversos sinais quando falta eficiência, mas você sabe identificá-los? Se não, fique atento às nossas dicas:
O consumo de combustível
O consumo ideal de combustível varia de acordo com cada motor e o local em que o carro roda. Por exemplo, motores a partir do 1.6 e que rodam em estradas (ou lugares mais íngremes) naturalmente irão consumir mais combustível.
Quando o carro está com bom desempenho, geralmente o seu consumo de combustível varia entre 8 e 12 Km/l na cidade e de 12 a 16 Km/l na estrada. Lembrando que esta média é para veículos que usam gasolina, o etanol (por evaporar com maior facilidade) consome cerca de 30% a mais.
Acendimento da luz de óleo
Para avaliar o desempenho do carro, é muito importante criar o hábito de olhar com frequência o seu painel e saber o que cada luz significa. Uma das que requer maior atenção é a de óleo, pois quando ela acende quer dizer que a quantidade de óleo do automóvel (seja por falta de troca ou vazamento) está baixa e o motor corre risco de fundir.
Se essa luz acender em seu carro, é recomendado pará-lo e esperar no mínimo 5 minutos para retirar a vareta de óleo. Se ao retirá-la, o nível de óleo estiver realmente baixo, deve-se chamar um guincho e já entrar em contato com a oficina mecânica de sua preferência.
Acendimento da luz de injeção
Apesar de ser menos grave do que a luz de óleo, essa luz também indica um baixo desempenho do carro. Quando ela acende, pode significar uma série de problemas, como a falta de partida do motor e perda de potência. Neste caso, o automóvel deve ser encaminhado para a oficina, mas sem precisar de guincho (é seguro dirigir até lá).
Fumaça em excesso no escapamento
Quando isso ocorre, pode significar que o seu carro está consumindo mais óleo do que o necessário, está com algum vazamento ou com um desgaste no motor. A depender do problema, o seu automóvel pode produzir barulhos diferentes ou ter perda na potência do motor.
Tal falha é mais comum em carros com maior quilometragem rodada e, geralmente, exige que o motor seja retificado.
O não desenvolvimento do motor
Pode acontecer do motor perder a sua potência de forma repentina. Caso isso ocorra, sem nenhuma luz do painel acender, não precisa se desesperar. Provavelmente, o problema é o consumo de combustível adulterado.
Se, mesmo depois de você trocar o posto de reabastecimento, a falha continuar, é necessário levar o carro para a oficina, onde os especialistas saberão verificar o problema com maior precisão.
E então, o seu carro está com bom desempenho? Se não estiver, não hesite em procurar a SADY Retífica de Motores e Autopeças. Nossos especialistas garantem os melhores cuidados para o seu veículo recuperar a eficiência.
Para mais informações e dicas não perca os conteúdos do nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais!
Comments