• SADY

Entenda a importância dos freios ABS para sua segurança


Imagem: Reprodução


Você com certeza já ouviu falar dos freios ABS. Mas sabe como o sistema antitravamento funciona e como ele é importante para sua segurança? Confira no texto a seguir.


O que são os freios ABS?


ABS é uma sigla em inglês para “Anti-lock Braking System”, o que significa sistema de freios antitravamento. Essa tecnologia traz uma segurança extra para o automóvel, complementando o sistema de freios tradicional.


Sensores monitoram o movimento e a velocidade das rodas do carro, permitindo seu controle de forma independente. Na prática, isso significa que não há o travamento dos pneus em situações em que a pista apresenta irregularidades.


Segurança na direção


As tecnologias avançadas empregadas nos automóveis atualmente ajudam não só no conforto, mas também com a segurança na direção.


Em carros sem sistema de freios ABS, não é possível o controle das rodas individualmente. Em casos de frenagens bruscas, as quatro rodas travam instantaneamente, o que faz com que a direção do carro também fique travada. Sem o controle total do automóvel, podem acontecer graves acidentes.




Dias de chuva e aquaplanagem


Todo motorista sabe que em dias de chuva e com a pista molhada, a atenção precisa ser redobrada. O risco de derrapamento aumenta consideravelmente.


Se o motorista precisa frear de repente e o carro não tem sistema ABS, o travamento das rodas causa a aquaplanagem. Sem a tração com a pista, o controle do automóvel se torna muito mais difícil.

Já quando os freios ABS estão presentes, o movimento livre das rodas firma o automóvel no chão e facilita seu controle, trazendo mais segurança para o condutor em pistas molhadas.


Frenagem com desvio


É comum que o motorista precise desviar de obstáculos na via, como animais ou outros carros que tenham feito movimentos bruscos.

Quando é necessário frear bruscamente por conta desses desvios, os freios ABS entram em ação.

Ao evitar o travamento das quatro rodas, o condutor consegue controlar o carro com mais facilidade naquela situação de pouco espaço. Assim, há uma maior segurança contra acidentes.

Vantagens dos freios ABS


  1. Oferecem melhor controle do veículo em manobras de risco;

  2. Possibilitam a diminuição da distância de frenagem;

  3. Evitam o travamento das rodas e, consequentemente, do volante;

  4. Facilitam a dirigibilidade em terrenos desfavoráveis.


Manutenção preventiva


Pela sua importância indispensável para a segurança do automóvel, do condutor e dos passageiros, é preciso se manter atento quanto ao funcionamento adequado do sistema de freios ABS.


Na maioria dos carros equipados com essa tecnologia, há, no painel, uma luz indicativa de falha do sistema. Caso a luz acenda, leve seu carro para a oficina imediatamente.


Prevenir acidentes e garantir a segurança na via é responsabilidade de todos os motoristas. Para evitar problemas, é importante cuidar do carro periodicamente, fazendo sua manutenção preventiva;


Revisões periódicas dos freios ABS não só ajudam na questão da segurança, mas também no lado financeiro. É mais interessante cuidar do carro do que precisar gastar mais quando problemas graves acontecem.


Mantenha seu carro em dia com a Sady! Somos, desde 1993, referência nacional em manutenção de automóveis e autopeças



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo