Foto: <a href='https://br.freepik.com/fotos/carro'>Carro foto criado por standret - br.freepik.com</a>
Para conhecermos os tipos de motores e as características de cada um, costuma-se dividir em dois tópicos: de acordo com a potência do carro e de acordo com a disposição de cilindros.
De acordo com a disposição dos cilindros:
Motor em linha:
É aquele em que seus cilindros estão alinhados. É geralmente utilizado em motos ou veículos pesados, que mais frequentemente possuem cerca de 4 ou 6 cilindros. Esse motor ocupa menos espaço.
Motor em V:
Essa famosa configuração possui duas linhas de cilindros, que são interligadas por um único eixo de manivelas. Assim, a letra V se refere ao formato do motor, e o número se refere a quantidade de cilindros que o motor possui. É comum motores V4 para carros e motos, V6 e V8 para automóveis maiores e V10 e V12 em caminhonetes.
Motor em W:
É formado por no mínimo 3 cilindros, com cabeçotes independentes dispostos em forma de W. Ou seja, é a união de dois motores V em um único virabrequim. É um motor de alta potência, com elevado custo e complexidade de montagem. Está presente nos veículos premium.
Motor Boxer:
Possui seus cilindros contrapostos, posicionados na horizontal. É geralmente usado em carros esportivos. Um grande exemplo é o Fusca, que apresentava motor boxer de 4 cilindros.
De acordo com a potência
Foto: <a href='https://br.freepik.com/fotos/carro'>Carro foto criado por standret - br.freepik.com</a>
Motor 1.0
É um motor menor. Assim, tem uma potência menor e consome menos combustível. Como é o mais econômico, está presente em carros populares. É mais adequado para a vida na cidade.
Motor 1.4
Possui mais vantagens que o 1.0, como a possibilidade de instalar o ar condicionado. Não gasta tanto combustível, e possui potência um pouco mais elevada. Também é ideal para ciclos urbanos.
Motor 1.6
Como possui mais cilindros, gasta mais combustível no dia a dia. Porém, ele alcança maiores velocidades e proporciona menos trocas de marcha.
Motor 1.8
Ideal para quem gosta de viajar nas estradas, geralmente esse motor está presente em carros esportivos. Possui alta potência e elevado consumo de combustível.
Motor 2.0
É o motor mais potente e necessita de menos força para atingir maiores velocidades. Entretanto, consome bastante combustível e possui alto custo.
Qualquer que seja o motor do seu carro, a SADY possui as peças de maior qualidade do mercado e a habilidade que você procura em uma retífica de motores. Não deixe de manter seu veículo sempre revisado.
Para mais dicas e curiosidades sobre o mundo dos motores e carros, fique sempre de olho no nosso blog e redes sociais.
Comments