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Cabeçote do motor: o que é e como funciona!




Esta peça tem uma função importantíssima nos motores à combustão. Confira, na matéria a seguir, como o cabeçote do motor funciona!


Você já deve ter percebido que alguns equipamentos esquentam perigosamente quando funcionam por muito tempo. No entanto, mesmo quando você percorre milhares de quilômetros, o motor do seu carro segue funcionando. O responsável por esse funcionamento correto é exatamente o cabeçote do motor.

O nome ”cabeçote” vem de “cabeça” mesmo, devido ao posicionamento da peça acima do motor.

Combustão interna

Atualmente, a maioria dos motores é de combustão interna. Isso significa que a queima de combustível é realizada dentro de suas peças.

Para manter o motor estável, mesmo quando faz muito esforço e é submetido à temperatura elevada da combustão, o cabeçote do motor tem uma função de refrigeração.

O cabeçote conduz a entrada necessária de ar e combustível para dentro dos cilindros, evitando o superaquecimento que é tão perigoso para o automóvel.

A admissão e o escape do ar acontecem através das válvulas; o sistema é indispensável para o trabalho correto do motor.

Composição dos cabeçotes de motor

Como explicado anteriormente, o cabeçote tem uma grande responsabilidade na transmissão térmica e de combustível. Obviamente, não pode jamais ser fabricado com qualquer material.

A composição do cabeçote do motor precisa ser resistente. Geralmente, ele é composto pelo mesmo material do bloco do motor. Porém, em motores de alto rendimento, também é comum utilizar o alumínio na produção da peça.

Existem diversos tipos de cabeçotes, cada um com suas especificações.


Cabeçote DOHC


O cabeçote Double Overhead Camshaft (DOHC) - ou Duplo comando de válvulas no cabeçote - trouxe a possibilidade de um comando com dois eixos diferentes.

Mais comuns quando há quatro válvulas por cilindro, o cabeçote DOHC tem seu funcionamento com eixos distintos para as válvulas de admissão e para as válvulas de escape.


A tecnologia mais moderna é a do tipo OHC ou SOHC. Ambos os nomes representam o mesmo tipo de cabeçote: o nome SOHC acrescenta o “S” para Single Overhead Camshaft.


Cabeçote OHC ou SOHC

Com esse tipo de cabeçote, o acionamento das válvulas do motor é feito de forma direta.

Por conta disso, a tecnologia de um único comando de válvulas possibilitou uma redução nas peças no sistema, garantindo maior precisão e eficiência, além de maior rotação nos motores quando comparado às tecnologias anteriores.


Importância da manutenção do cabeçote


Agora que você já sabe o papel que o cabeçote do motor desempenha no seu automóvel, com certeza entende o quanto garantir que seu funcionamento esteja impecável. Pela sua segurança e a do seu carro!


Em grande parte dos casos, a retífica de cabeçote é inevitável. Isso porque estamos falando de uma das peças que é mais exigida pelo motor do veículo.


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